A Mulher e o Futebol
(Mário Prata)

Fui logo avisando que năo contasse comigo no domingo passado porque era a penúltima rodada do campeonato brasileiro, importantíssima.
- Mas o campeonato já năo acabou? Eu vi na televisăo a festa do campeăo.
- Năo, o que acabou foi o da Segunda divisăo. O Palmeiras subiu de novo.
- Subiu? Para onde? Como assim? Tou falando dum time azulăo.
- Săo Caetano?
- Tem Săo Caetano? Năo, um de Minas.
- Ah, o Cruzeiro. O Cruzeiro já é campeăo. Da primeira divisăo.
Ela pensou um pouco.
- Entăo porque ainda tem jogo?
- É que é por pontos corridos.
- O que é isso?
- Quem faz mais pontos ganha. Năo viu o Xongas, năo?
- De que time ele é?
- Esquece.
- Năo, eu quero entender. Sempre foi assim... já tem campeăo e o campeonato continua?
- Meu anjo, é que tem que classificar cinco para o a Taça Libertadores, que é o campeonato sul-americano.
- Mas o sul-americano năo está acabando? O Săo Paulo năo perdeu nos pęnaltis outro dia? Vocę ficou aí assistindo até meia-noite e meia. Vę se isso é hora de se jogar futebol. Foi sempre assim? A essa hora?
- Năo, é outro campeonato sul-americano.
- Quer dizer que tem dois campeonatos sul-americanos? Por que? Sempre foi assim?
Eu năo sabia o porque. Mudo de assunto.
- Além do mais, hoje pode ficar decidido quem cai para a série B. Série B, é aquela que o Palmeiras foi ampeăo.
- Mas vocę disse que ele foi campeăo da Segunda Divisăo. Tem série B e tem Segunda Divisăo? Sempre foi assim?
- Olha, antigamente era Primeira Divisăo, Segunda Divisăo, Terceira Divisăo. Agora, é Série A, Série B, Série C. Sei que é um pouco complicado. O meu Linense, por exemplo, disputa a B-1. Entendeu?
- Parece nome de remédio. Sempre foi assim? E quem vai cair para a série B (ou Segunda divisăo, viu como eu entendi?)?
- Pois é isso que eu quero saber hoje.
- E o campeăo da Segunda divisăo, o Palmeiras, depois vai jogar com o Cruzeiro, campeăo da primeira, para ver qual é a melhor divisăo?
Eu tentando manter a calma.
- Mas o Palmeiras năo era da primeira divisăo? Devia jogar agora com o Cruzeiro, vocę năo acha? E Fla-Flu, ainda existe?
- Existe, existe.
- Eu acho que năo. Porque outro dia eu ouvi na televisăo o Galvăo Bueno explicando que, se o Flamengo ganhasse de năo sei quem, e o Fluminense perdesse de năo sei quem, o Fluminense caia. Por que năo joga entăo direto o Flamengo contra o Fluminense?
Peguei a classificaçăo para tentar explicar a situaçăo para ela. Ela ficou olhando a calssificaçăo atentamente. Achei que ela havia entendido tudo, finalmente.
- Que lindo que é a classificaçăo agora! O que é esse monte de asteriscos? Olha que bonitinho. Foi sempre assim? Olha este, que gracinha!, tem tręs asterísticos. Săo medalhas? Payssandu. É do Paraguai?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog