Linux X Modem X Eu

É impressionante, mas é verdade, o que acontece comigo e com o Linux (no caso, modem), é algo extraordinariamente fora do comum...
Conheci o Linux em 2001, sempre havia ouvido falar nele, mas só fomos apresentados nessa época, quando comprei uma revista e nela veio uma distribuição (Red Hat, se não me engano), todo feliz, cheguei em casa e tentei instalar. Após longos esforços, o Linux estava rodando em minha máquina, é claro que nessa altura, praticamente nada havia sido reconhecido, pelo que me lembro, somente o vídeo, mouse, teclado (errado), "modem", nada vivo no tal Linux.
Em Dezembro de 2002, comprei novamente uma revista e nela veio um Linux, BRAZUCA, o Conectiva Linux 8++, a revista era a Revista do Linux. Nesse meio tempo já havia me familiarizado mais com o tal, pois na faculdade usamos Linux, economia.
Comprei... Era véspera de ano novo e eu enfurnado em meu quarto, instalando em meu computador um Linux... Missão cumprida, após algum tempo mexendo aqui, fazendo uns ajustes ali, o Linux estava rodando em meu computador, quase que perfeitamente, dessa vez, mouse havia sido reconhecido (reconheceu sozinho), vídeo, entre outros, só me faltou duas coisas básicas: Modem e Som.
Não estava muito ai pra som mesmo, ate por que na faculdade, nós não temos som nos pc's, queria era por um modem e poder entrar na Internet com o meu LINUX. Resolvi então dar uma estudada no assunto, após a ceia, cheguei em casa de madruga, relaxado comecei a procurar na Internet algo que me instruísse sobre Modem no Linux.
Algumas páginas aqui, outras acolá: Driver para HSP no Linux, Compila, make, make install, WinModem, Kernel...
Entendido do assunto, lá fui eu tentar enfim compilar meu Modem no Conectiva Linux. Segui os passos certinhos e nada...
Ué, por que não deu?
E lá vou eu de novo para o Windows, para poder me conectar na Internet para poder então procurar mais sobre o assunto.
Lendo, lendo e relendo, achei algo sobre Kernel-Source. Que, que é isso...
Beleza, só poderia ser isso, esse era o motivo pelo qual meu modem não estava compilando, o malvado do kernel-source.
No artigo dizia que possivelmente no cd onde estava o Linux deveria de estar tal Kernel, mas que nada, e se tivesse, eu não achei...
Mais uma vez eu estava com o Linux e mais uma vez eu estava sem modem no Linux. Que foda... Resolvi então adotar o Linux para programas, como estava aprendendo Pascal, e Kylix, seria uma boa.
Como um usuário Linux, minha curiosidade foi crescendo então alem de somente programar em Linux, resolvi ir estudando sobre ele também.
Mais alguns anos se passam, e dessa vez resolvo adotar o Linux Slackware como minha distribuição favorita (após isso eu tinha instalo Red Hat, Debian, Mandrake, Conectiva, entre outros), é realmente fantástico o Slackware, tudo funcionava perfeitamente, ate mesmo o som (iupiiii), mas meu modem não!!!
Foi então que após dias tentando compilar o driver, sem sucesso, eu decidi comprar um outro modem, comprei um LG, PCI, por ignorância de minha parte, não pesquisei nada sobre o tal, e o lojista não soube me informar se esse modem seria bom pra Linux (acho que ele nem sabe o que Linux). Comprei, instalei, no Window$ ficou perfeito. Vamos para o Linux...
De cara nada... Não reconheceu, indiquei a porta e nada do mesmo jeito (epâ). Achei melhor procurar pelo Driver na net, mas após horas procurando, não achei.
Estou a procura ainda, um dia acho. Se você souber onde tem drivers para modem LG LM-I56N, por favor, me avise, serei eternamente grato.
Uma coisa é certa, ainda bem que não paguei caro pelo modem...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog