FAI - Quebrando Fronteiras

Nossa... nossa... nossa...
Essa foi de doer...

O dia era uma terça-feira, dezoito de outubro, deste ano. Lembro até da hora, 21:56... Lembro também o local, sala de aula da faculdade... Lembro até da ocasião, o professor estava fazendo a chamada. E vou além... lembro-me até como estava sentado: relaxado aguardando o mestre terminar a tal chamada, para que assim ele possa falar por mais uns cinco minutos e depois nos dispensar; estava "esparramado" na cadeira, com as pernas cruzadas, em suma, relaxado...
Foi quando de repente um cidadão que estava à minha frente (colega de classe, parceiro do ônibus, vizinho de cidade), me vira pra trás e interrompe meu relaxamento com a seguinte pergunta: "Lisboa fica onde?". Até ai normal, pô, certamente deu um "branco" no cara, afinal ele é um universitário assim como eu, sim, só pode ter dado um "branco". Portugal, respondi. Notei que a pessoa fuçava em um aparelho celular, lembrei que havia me dito no ônibus que comprara o tal brinquedinho. Quando escuto o professor dizer meu número... "Presente". E mais uma vez... "Londres fica na Suécia né?".
Ele ta me gozando... Certeza, ta tirando uma com minha cara... "Suécia cara? Inglaterra, que Suécia o que", quando respondi, tinha certeza que o safado ia fazer alguma brincadeira, ou debochar de alguma forma. Qual o que, olho nos meus olhos e disse: "To feio hein". Se estivesse tirando onda com minha cara, como achei que estava, não teria dado a risada que deu e nem tentado mais uma vez, dizendo, "Atenas, onde teve os jogos olímpicos né? Fica na Itália?". Juro que ia manda ele de ferra, que a brincadeira já estaria me enchendo (será que esse cara tava brincando?), mas resolvi me conter e apenas responder que: "Não, Roma fica na Itália, Atenas é na Grécia", E então: "O loco... tem certeza?". "Certeza". Acho que depois dessa ele perdeu o interesse pelo aparelho e disse-me: "To feio mesmo", meteu o maldito no bolso e saiu...
Depois disso fiquei a pensar... Esse rapaz, cujo qual mora em uma cidade vizinha a minha, é de religião "crente" (não tenho nada a ver com isso, respeito total), soubemos que não tem televisão em casa, não por falta de condições, pois também sabemos que o safado é filho de dono de fazenda, sendo assim, o miserável ao menos deve ter um jornal pra ler... Não vou dizer que televisão é cultura, não vou chegar ao ponto de dizer que se ele tivesse um televisão em casa saberia essas capitais que errou, mas vou dizer que se ao menos ele tivesse um aparelho (não de celular), de tevê em casa, saberia ao menos que Atenas fica na Grécia.

Fiquei morrendo de vontade de perguntar se ele saberia ao menos que o Rio de Janeiro é nossa capital... Ah deixa pra lá... Essa ele deve saber!!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog